terça-feira, 13 de agosto de 2013

Por uma estética do constrangimento - Felipe G. A. Moreira




Boston Common e Lady Lu diz algo sobre

câncer e o clima de Boston

o pior clima de todos

pior que Praga

não!

isso é uma escândalo

nada é pior que Praga

porque eu tive câncer seis anos atrás

e o vento

oh, o vento é definitivamente terrível

isso deve quebrar nossos ossos

isso deve tornar nossos ossos poeira

eu estou me sentindo triste

não seja dramático

ou ela só está sendo dramática de novo

ou ela teve câncer cem anos atrás

ou ela nunca teve câncer

agora eu sou velha

agora eu sou frágil

você só é uma excêntrica

ou ela ainda tem câncer

ou toda a família teve câncer

ou todo mundo tem câncer

ou o mundo todo tem câncer

ou o mundo todo é câncer

a árvore é câncer

a folha é câncer

o banco é câncer

Applebee’s é câncer

e eu digo que o Plano A é ser

maior que Chalmers em um ano

maior que David Lewis em três anos

maior que Deleuze em cinco anos

então, Ab. Pai pergunta: você tem uma Plano B?

Plano B é ir para Austrália, ou Portugal ou de volta pro Brasil

o problema é que eu tive câncer

ela está brincando

ele está brincando

todo mundo está brincando

ninguém está brincando

não consegue dizer nenhuma coisa séria

nem mesmo tem as palavras para dizer coisas sérias

só pode dizer coisas legais

mesmo quando tentando dizer coisas sérias

e, então, nós estamos no Best Buy

e eu tive câncer alguns anos atrás

e eu não posso me recuperar

eu não posso...

e...

todo mundo está reclamando de tudo

comprando um kindle

que tipo de kindle ela quer?

liga pra ela

eu não quero ligar pra ela

liga pra sua irmã

ligando pra ela

ela diz que ela quer um kindle fire

tá com fome?

você tem comido?

e nós pegamos um táxi

e

são todos os taxistas africanos?

são todos os africanos taxistas?

bem-vindo à América

você está tão magro

e as suas pálpebras parecem terríveis

as suas pálpebras podem cair

você já pensou sobre isso?

Boston é feia

mas o Brasil é amaldiçoado

eu estou feliz, eu acho

eu não sei

não pergunte

que tipo de pergunta é essa?

como está a loja?

não pergunte

eu não quero voltar no verão

eu não sei

problemas de dinheiro

voltar seria tipo assim morrer

ou eu gostaria de voltar

então, nós estamos vendo Les Misérables

e é entediante

eu não suporto musicais

me canta uma ária

me leva na ópera

me faça chorar

eu não posso sentir

eu já vi isso antes

a última vez que eu fui num musical foi dez anos atrás

a última vez que eu fui a Nova Iorque foi dez anos atrás

não quero ir pra Nova Iorque só por ir

preciso achar a nova mulher

sabe?

eles não sabem

eu não sei

quem sabe?

você ainda está ligando para M., a santa?

às vezes

é difícil

eu não sei

não pergunte

eu estou com medo

você precisa de alguma coisa?

eu preciso sentir a dor dessa manhã

americanos superaram a sexualidade

as mulheres em Boston são feias

não, elas não são feias

então, nós estamos na Sears

comprando roupas

porque eu preciso comprar roupas americanas

porque a máquina de lavar roupas arruinou todas as minhas roupas brasileiras

e Felipinho diz que o Plano C é tentar heroína

é muito difícil lidar com os americanos?

não é tão difícil

melhor que na França

a França é o pior

eu amo a América

eu odeio a França

mas as mulheres eram mais bonitas na França

você está solitário?

mais ou menos

eu preciso de uma mulher

a nova mulher

esperando pela nova mulher

sabe?

eles não sabem

quem sabe?

e, então, nós estamos comendo no Midwest Grill

e a questão é que você me arruinou com o seu amor maternal

agora, eu sou muito feminino para ser um homem de verdade

agora, eu sou muito fraco para ganhar dinheiro como um homem de verdade

agora, eu estou preso a esse comportamento infantil pra sempre

e a nova mulher

vai ter nenhum câncer

ou ela vai aprender como viver feliz pra sempre com câncer

você ouviu falar da nova mulher?

ela teve uma overdose depois de uma dia difícil de trabalho

eu não sei sobre isso

eu não quero ser um fracassado

eu tenho medo de ser um fracassado

mas eu estou me sentindo bonito

nunca me senti tão bonito

você é um excêntrico

como Dalí

não como Dalí

pior que Dalí

eu sou um gênio

como Dalí

não...

pior que Dalí

e nós estamos na CVS

carece de comprar algum remédio

carece de comprar algum remédio

não sei qual

você tá bebendo muito?

quase nunca

mas você disse que caiu na grama outro dia

é por isso que eu não te conto nada

tudo vai ficar bem

mas...

Plano M

Plano M é morte, sabe?

M abrevia “Morte”, sabe?

eu não sei

eu só estou brincando

eu não estou brincando

  

Boston, 31 de Março de 2012
 
 
(do livro "Por uma estética do constrangimento", Ed. Oito e meio)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário